Polícia

Veículo causando poluição é apreendido pela PRF

Foto: Assessoria PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão que estava abastecido com diesel S500 e sem fusível para funcionamento do sistema ARLA 32, na tarde de quinta-feira (16).

Por volta das 17h55, a equipe que fiscalizava na BR-070, em Primavera do Leste, abordou o veículo Iveco/Strails, de cor vermelha e placas do mesmo município. O veículo estava abastecendo em um posto de combustível, quando a equipe visualizou que o combustível abastecido era diesel S500. O combustível correto a ser utilizado nesse tipo de caminhão é o diesel S10 pois libera 50 vezes menos teor de enxofre. O condutor, de 52 anos, disse que habitualmente abastece o caminhão com S500.

A equipe procedeu a fiscalização do sistema de ARLA 32, constatando que não havia um fusível para o funcionamento. O fluido de ARLA presente no tanque estava turvo indicando acumulo de sujeira. Ao realizar o teste foi constatado que o fluido estava fora dos padrões, pois ao adicionar o reagente a cor do fluido resultou em violeta, sendo o correto a cor azul.

O ARLA 32 é o Agente Redutor Líquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo. Trata-se de um reagente utilizado juntamente com o Sistema de Redução Catalítica (SRC) para reduzir a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape de veículos à diesel.

Diante da situação, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, sendo o veículo recolhido ao pátio para regularizações cabíveis.

Texto: Assessoria PRF