PODER LEGISLATIVO

Vereador pede instituição do protocolo de acolhimento com classificação de risco nas unidades básicas de saúde

Para melhorar o acesso assistencial nas unidades básicas de saúde, o vereador Devanil Barbosa (Patriota) está indicando ao Poder Executivo a instituição do Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco e vulnerabilidade na atenção primária à saúde.

Para o parlamentar, os protocolos de Classificação de Risco são importantes porque apresentam a gravidade da situação de cada paciente.  Eles são definidos por parâmetros subjetivos e objetivos, tempos e fluxos que podem sofrer alterações, a critério da instituição de saúde. O protocolo direciona a atuação do enfermeiro, principal responsável pelo sucesso da classificação de risco.

“Com essa iniciativa, estaremos ampliando a possibilidade de acesso e garantia do cuidado integral a todos os usuários que procuram a unidade de saúde, evitando as barreiras, dando identificação dos usuários que necessitam de cuidados imediatos, de acordo com o potencial de risco, os agravos à saúde, o grau de sofrimento e vulnerabilidade priorizando os casos de maior gravidade”, finaliza.

A Indicação 439/23 – subscrita pelos demais vereadores – tramitou na sessão ordinária desta semana.

 

Texto: Ângela Gimenez

Fotos: Assessoria