PODER LEGISLATIVO

Vereadora pede inclusão do Junho Violeta no calendário oficial de eventos de Sorriso

Foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei 105/23 que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos de Sorriso a campanha Junho Violeta, que tem como objetivo conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa.

De autoria da vereadora Jane Delalibera (PL), a intenção é celebrar a data anualmente, em Sorriso, com atividades de conscientização e apoio aos idosos, cuidadores e familiares e ações de divulgação das formas de acompanhamento físico e psicológico de vítimas de abandono e violência, além da difusão dos canais de denúncia.

Na opinião da parlamentar, a campanha é importante porque ao passo em que a população envelhece, nota-se o aumento da violência contra a pessoa idosa. “O Junho Violeta faz parte de um trabalho de conscientização da população para mostrar a importância de denunciar todo e qualquer tipo de violação dos direitos da pessoa idosa. Essa dura realidade de maus-tratos contra os idosos deve ser combatida. Para isso, informação e denúncia são fundamentais”, destacou.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.

Violência contra idosos - O Brasil registrou aumento de 97% no número de violações de direitos humanos contra pessoas idosas no primeiro trimestre de 2023. Ao todo, o país somou 202,3 mil casos de violência entre janeiro e março deste ano. Em comparação, o mesmo período do ano anterior somou 102,8 mil de infrações.

Dados do Disque 100 apontam ainda que mais da metade das denúncias de maus-tratos acontecem no ambiente doméstico.

A matéria – subscrita pelos demais vereadores – continua em votação na Casa de Leis.

Tags

Imagens

Texto: Ângela Gimenez

Fotos: Assessoria