Política

Vice-presidente da Faesp diz que ministério da Agricultura ‘acabou’ e Fávaro está ‘amarrado’

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, criticou o governo Lula pelas mudanças feitas no ministério da Agricultura. Ele afirmou que antes mesmo de ter sido indicado ministro, “nos preocupamos sobre a divisão do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento onde tudo se gera na política agrícola do país e onde temos abastecimento e segurança alimentar. Tínhamos encaminhado essa documentação ao vice-presidente (Geraldo Alckmin) com a preocupação do fortalecimento e não da desestruturação do ministério. Infelizmente, estamos verificamos que agora é ministério da Agricultura e Pecuária. Não temos mais abastecimento, o aspecto de desenvolvimento da política agrícola, de seguro, de investimentos que precisam ser feitos”, criticou Meirelles.

“Tanto no trabalho efetivo na compensação da sustentabilidade pecuária, no aspecto de pastagem, floresta e agricultura, um trabalho que a gente estava fazendo do resgate das áreas desestruturadas na agricultura e pecuária”. “O CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) foram para o (ministério) Meio Ambiente saíram de lá (ministério da Agricultura). A Agricultura Familiar saiu de lá e foi para o ministério do Desenvolvimento Agrário” o “aspecto de do abastecimento também. e da política agrícola foi para o Desenvolvimento Agrário. Então, sem dúvida alguma, o ministério da Agricultura acabou ! “, atacou o vice da Fiesp.

Tirso Meirelles elogiou o ministro mato-grossense Carlos Fávaro (PSD) avaliando que tem experiência agrícola, parlamentar, tem experiência importante no contexto como um todo mas ele vai estar amarrado, exatamente com o comprometimento que agora com o CAR e PRA foram para o Meio Ambiente, vai comprometer a implantação do código florestal. Hoje, teremos grande dificuldade com o ministério do jeito que foi montado. Desestruturam a agricultura do país”, atacou.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo concluiu manifestando que não é possível ficar sem “uma expectativa maior do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desestruturado da forma que está. Hoje o mundo não tem estoque (alimentos)”. “O Brasil pode ter 3 safras por ano na mesma área. Então, precisamos ter políticas sustentáveis para que possamos exportar, dar emprego, renda e criar soluções importantes de conectividade de toda essa evolução do 4.0 e 5G que é tão fundamental para que possamos aumentar nossa produtividade. Mas, da forma que está sendo feita, sem dúvida, nós hoje estamos estamos totalmente desestruturados na nossa política agrícola do país”.

Só Notícias (foto: reprodução)