Geral

Vigilância nega caso suspeito de varíola do macaco em Cáceres

O Centro de Informações Estratégicas da Vigilância da Saúde (CIEVS-Fronteira) de Cáceres (220 km de Cuiabá) informou que não há nenhum caso suspeito da varíola do macaco no Município.

“As unidades de saúde do Município não realizaram nenhum atendimento a paciente com sintomatologia compatível com o caso de Varíola dos Macacos”, diz trecho de uma nota divulgada pelo CIEVS-Fronteira.

O alerta ocorreu nos últimos dias, quando circularam informações sobre uma pessoa que teria apresentado os sintomas. No entanto, não houve nenhum atendimento por parte da Secretaria de Saúde da cidade. 

A Vigilância verificou que informações do CIEVS Nacional mostram que a Bolívia apresenta um caso suspeito de varíola dos macacos em investigação. A pessoa está em isolamento, monitorada e aguardando resultado de exames. A região de Cáceres faz divisa com o território boliviano.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Saúde informou que o Brasil tem dois casos suspeitos da varíola em Santa Catarina e no Ceará. “O Ministério da Saúde está em contato com estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, informou a Pasta.

A doença

Existente há mais de 50 anos no continente africano, o primeiro caso registrado em outras regiões foi só em 2003. A doença é viral transmitida de animais para humanos.

O vírus pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, dores nas costas e musculares, linfonodos inchados, calafrios, além do cansaço.

A principal característica visível da doença são as lesões na pele, que aparecem inicialmente no rosto e depois para as demais partes do corpo.