Agronegócios

Vitrine tecnológica do Matopiba, Exposoja começa nesta quinta-feira no Piauí

Começa nesta quinta-feira (5) e vai até sábado (7) a 13ª edição da Exposoja, uma das principais feiras agrícolas do Norte e Nordeste do Brasil. 

Depois de dois anos de pandemia, o evento acontece de forma presencial e será realizado no distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no Piauí, estado que vem se destacando na produção nacional de grãos. 

Nesta edição, a Exposoja deve receber 12 mil visitantes. 

“A Exposoja é importante para divulgação e apresentação de novas tecnologias e informações”, diz Celso Werner, presidente da Exposoja

O crescimento da produção de grãos no Piauí acontece de forma muito expressiva.

Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, enquanto a safra brasileira de grãos cresceu 16%, a safra do Matopiba cresceu 30%, e a produção do Piauí cresceu 50%.

A região do Matopiba que compreende Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia já é responsável por 11% da safra nacional e o Piauí responde por 20% da produção do Matopiba.

O Piauí não produz apenas soja, também produz milho e com alta tecnologia e alta produtividade, comparável aos Estados Unidos, com média próxima de 10 mil quilos por hectare.

Entre os principais motivos estão o aumento da área plantada, o uso de tecnologia e inovação, investimentos em infraestrutura e o clima que também vem ajudando. 

“Convidamos todos os agricultores e parceiros do agro para visitarem a Exposoja, que está cheia de novidades”, complementa Celso Werner. 

exposoja

Foto: Divulgação