Geral

Você conhece a história do “Dia da Consciência Negra”?

Foto: Agência

Sexta foi comemorado em todo o país, o “Dia da Consciência Negra”, que é uma referência a morte de Zumbi dos Palmeiras, líder do Quilombo de Palmeiras. Ele lutou para que os negros que conseguissem fugir da escravidão tivessem uma vida que respeitasse a própria cultura.

De acordo com o portal Brasil Escola, Zumbi foi assassinado em 1.695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. A data da morte dele foi descoberta pelos historiadores apenas em 1970. Segundo o jornalista Laurentino Gomes, a imagem de Zumbi é uma construção idealizada no final do século XIX pelo movimento abolicionista. Assim, Zumbi foi transformado em herói das lutas pela liberdade, não apenas dos escravos e negros, e ainda dos camponeses. A data é importante para refletir sobre o racismo e a desigualdade social que ainda existe no Brasil.

Inclusive, infelizmente, na véspera, aconteceu a morte de um negro em Porto Alegre-RS, após ser espancado por dois seguranças de uma rede de supermercado, o Carrefour.

No dia nove de janeiro de 2003, pelo governo Lula, a data foi reconhecida para a comemoração do “Dia Nacional da Consciência Negra”, por meio da Lei n. 10.639, que também incluiu a “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar. Mas apenas no governo de Dilma Rousseff, foi oficializada, em 2011. A data não é considerada feriado em todo o território nacional, e sim estadual. São mais de mil municípios que comemoraram. Estados como Mato Grosso e Rio de Janeiro classificam como feriado. Já em Goiás, é facultativo para cada município.
 

Texto: Agência