Geral

Vôlei adaptado desperta interesse da terceira idade sorrisense

Em Sorriso, o vôlei adaptado tem despertado interesse da terceira idade. Toda terça e quinta, a dona Iolanda, de 75 anos, por exemplo, acorda cedinho e adianta o serviço de casa para não se atrasar para a prática do esporte com as amigas.

O vôlei é adaptado para a faixa etária e segue as mesmas regras do voleibol oficial com algumas diferenças. No saque não é obrigatório que a bola seja golpeada e sim lançada pelo jogador e a bola pode ser segurada ao invés de ser tocada pelos atletas.

Os benefícios trazidos por essa modalidade são inúmeros. Além de tirar os idosos do sedentarismo, o vôlei adaptado evita doenças, previne a hipertensão e ajuda na perda de peso.

O trabalho em grupo ajuda na socialização dos participantes, promove a autonomia e independência dos idosos, gerando autoestima, autoconfiança, força, mobilidade, agilidade, equilíbrio e poder de decisão. A atividade também auxilia na coordenação motora e na concentração dos jogadores.

Além da vontade de se encontrar com as amigas e praticar atividade física, a dona Iolanda conta com uma motivação ainda mais importante: o apoio da sua família. Seu neto Gustavo, de 9 anos, passou a ajudante do treinador para ficar juntinho da vovó.

Dona Iolanda motivou toda a família, que agora aos domingos joga vôlei.