PODER EXECUTIVO

Conselho Municipal da Juventude de Sorriso (Comjuv) realiza primeira reunião e define nova diretoria

Conselho Municipal da Juventude de Sorriso (Comjuv) realiza primeira reunião ordinária com 100% de participação dos membros, foi definida a diretoria e posse do Conselho e apresentação de membros ao poder executivo.

O Conselho Municipal da Juventude de Sorriso (Comjuv), composto por representantes da sociedade civil e do poder público, com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude, realizou na manhã de quarta-feira (19), a primeira reunião ordinária para apresentação dos novos membros do conselho ao prefeito, primeira-dama e vice, além da eleição e posse da diretoria para o período de 2024/2025.

Um dos pontos principais da reunião foi a eleição da diretoria do Conselho, que terá como presidente a servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social Ludmilla Goffi Carnazella, e como vice-presidente a servidora da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude Maiara Parisoto.

Já como primeiro secretário foi indicado o nome de Victor da Silva Rodrigues, representante do Conselho de Pastores, e como segundo secretário Tony de Souza Neves, servidor da Secretaria de Administração. A tesoureira geral será Ludimila Silva Mendes, do Rotaract Club, e o segundo tesoureiro será o servidor da Câmara Municipal Fábio Dadalt Pedrotti.

Reforçando a representatividade do conselho para a sociedade, o prefeito Ari Genésio Lafin destacou que há muito trabalho a ser feito. “Eu acredito muito em nossos jovens e fico muito feliz pela reativação do Conselho. Vocês terão que trabalhar bastante para identificar as reais necessidades da juventude sorrisense e realizarem um bom trabalho”, pontuou ele ao reforçar as palavras da primeira-dama, Jucélia Ferro, sobre a importância da participação do Comjuv nos projetos municipais existentes. “Eu recomendo fortemente que vocês entendam o que já existe dentro de cada secretaria para este setor”, acrescentou o prefeito.

De forma geral, os novos eleitos se mostraram entusiasmados e cheios de energia. “A reativação do Comjuv  é um passo importante para a juventude de Sorriso, era a voz que estava faltando para que nossa cidade continue crescendo”, disse a tesoureira geral Ludimila Silva Mendes. “Tendo em vista a influência dos jovens e o poder de mudança que possuem, nosso trabalho será fundamental para a construção do futuro de Sorriso”, salientou a vice-presidente Maiara Parisoto.

A presidente Ludmilla Goffi Carnazella concorda com suas colegas sobre a importância da atuação do conselho para os jovens. “O desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o nosso público-alvo, que são os jovens, e a visibilidade aos projetos já existentes se tornam imprescindíveis, uma vez que é essencial que a juventude tenha oportunidade e conhecimento em diversas áreas”, disse.

De acordo com o diretor de departamento da Semcultj, Junior Betanin, a reunião foi muito produtiva. “Nos próximos encontros discutiremos sobre as pautas de aprovação do regimento interno, o estudo da criação do Fundo Municipal da Juventude, para que o conselho tenha mais autonomia e seja mais atuante, e a realização da próxima Conferência da Juventude”, explicou.

O gestor da pasta, Salles Fernandes, também se mostrou satisfeito com as novas definições do Comjuv. “Agora, com a diretoria formada, podemos desenvolver ações mais concretas. A participação ativa da sociedade, através do conselho, nos ajuda a formular políticas públicas assertivas, e a infância e a juventude são nossas prioridades”, enfatizou o secretário.

Lei n° 3.516

No dia 9 de abril de 2024, o prefeito do município de Sorriso, Ari Genésio Lafin, sancionou a nova Lei n° 3.516, de 05 de abril de 2024, que altera a Lei nº 606, de 21 de outubro de 1997. O texto, aprovado na íntegra pelos vereadores, prevê a redução do número de representantes da sociedade civil organizada que irá compor o Conselho Municipal da Juventude (Comjuv) e mantém a idade dos conselheiros na faixa etária entre 15 a 29 anos.

Representantes da sociedade civil organizada

I. Prefeitura Municipal de Sorriso

II. Câmara Municipal de Sorriso

III. Léo Club

IV. Rotaract

V. Secretaria Municipal de Assistência Social

VI. Secretaria Municipal de Educação

VII. Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude

VIII. Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

IX. Dois representantes dos jovens evangélicos, indicados pelo Conselho dos Pastores de Sorriso

X. Dois representantes do Grupo de Jovens da Igreja Católica

Tags

Texto: Carolina Lasco

Fotos: Carolina Lasco