Geral

Prefeito de Sorriso destaca redução de despesas e comemora desmembramento para criação de município

Na contramão da avaliação do prefeito de Nova Ubiratã (502 km de Cuiabá), Edegar José Bernardi, o Neninho da Nevada (PRTB), o prefeito de Sorriso (420 km de Cuiabá), Ari Lafin (PSDB), comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou a criação do município de Boa Esperança do Norte. A cidade atualmente é um distrito de Sorriso.

 

Em entrevista ao Olhar Direto, o prefeito Neninho citou preocupação com a perda substancial de sua área. Pela legislação vigente, Sorriso deve contribuir com cerca de 80 mil hectares do território da nova cidade, enquanto os demais são uma área de 360 mil hectares que pertencem à cidade de Nova Ubiratã.

 

Lafin, todavia, destacou a redução de despesas que Sorriso terá, uma vez que atualmente é o município que subsidia gastos com educação, saúde e segurança daquela população, por exemplo.

 

“Para nós, nós estamos enxergando com bons olhos. É um distrito que já tinha porte de município, então havia essa necessidade”, justificou.

 

O prefeito de Sorriso mencionou, ainda, a melhoria na logística de escoamento da produção agropecuária da região com a criação da nova cidade. Segundo Lafin, sua Prefeitura está à disposição para cumprir a determinação do STF tão logo for notifica.

 

“Estamos aguardando a oficialização por parte do Supremo, a partir disso iremos buscar cumprir todos os tramites legais. É um Município que já nasce grande, são 80 mil hectares que saem de Sorriso e aproximadamente 360 mil hectares que saem de Nova Ubiratã, pelo que diz a lei. Além disso, está estrategicamente muito bem localizado agora com o entroncamento da MT-140, que dá acesso a Rondonópolis, encurtando inclusive as vias de transporte de cargas da nossa região, são até 140 km a menos, se comparado com a BR-163. E já vinha sendo aguardado. Eles lutam por isso há 23 anos. Então, assim que chegarem as determinações legais nós iremos buscar cumprir para que eles possam ter vida própria”, pontuou.