Educação

Estudantes de Medicina exigem volta das aulas no Júlio Müller

Foto: Mídia News

Os estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão revoltados com a falta de aulas práticas no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), em Cuiabá.

Por meio do Centro Acadêmico, os alunos emitiram uma nota cobrando o retorno das aulas práticas no hospital, que foram suspensas há oito meses por conta da pandemia de coronavírus.

“Em 11 de março de 2020 o Hospital Universitário Júlio Muller encerrou suas atividades de ensino devido à Pandemia pelo Covid-19. Ao todo, 375 estudantes de Medicina deixaram de ter suas práticas no hospital”, diz trecho do documento.

Os acadêmicos classificaram a atitude do hospital em não manter as aulas como “negligente e falta de compromisso”.

Conforme aponta a nota, a Universidade autorizou, ainda em maio, o retorno de estudantes dos últimos dois anos do curso, que são internos, a atuarem no Júlio Muller. No entanto, segundo o grupo, ainda há 69 internos e 227 alunos que estão parados.

“É descomedido o prejuízo aos alunos e à população mato-grossense ao se manter vagas públicas ociosas por tanto tempo, sobretudo porque Mato Grosso é um estado carente de profissionais médicos”, justificaram os alunos.

De acordo com o grupo, a reivindicação pelo retorno das aulas práticas na instituição não pretende tirar o foco do tratamento ao vírus.

“É possível conciliar o atendimento aos pacientes com COVID-19 com os rodízios do internato”, afirma a nota.

“Cabe pontuar que o retorno dos internos não implica em desassistência aos pacientes com COVID-19, uma vez que o restante da malha hospitalar é capaz de suprir a demanda atual”, completa.

Os alunos disseram ainda que a direção do hospital não está disposta a dialogar para flexibilizar o retorno das atividades curriculares.

“A gerência do HUJM parece estar alheia e indisposta a trabalhar conosco, o que é, no mínimo, absurdo, considerando que o HUJM, como Hospital-escola, assume o viés fundamental de ensino médico”.

Texto: Mídia News