Educação

Sorriso: Alunos da rede municipal conquistam bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq

Os alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB), João Pedro Macieiski Nicolak e Bianca Laebel Machado, foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJr), financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A premiação foi concedida aos alunos da rede pública de ensino que se destacaram em projetos apresentados durante o maior evento de Robótica e Inteligência Artificial da América Latina ‘Robótica 2023’.

Orientados pela professora de Robótica, Janaína Alves, a conquista veio após a participação, em outubro do ano passado, na Mostra Nacional de Robótica (MNR), em Salvador (BA), que reuniu alunos pesquisadores de vários municípios do Brasil e outros países.

Diante de uma banca de avaliadores, os sorrisenses apresentaram o projeto “Programando com o software Scratch – Meu primeiro livro”, escrito totalmente de forma científica e tecnológica por meio da programação. A obra aprovada rendeu a premiação de uma bolsa de incentivo para cada um dos estudantes, em contrapartida, eles terão que desenvolver uma pesquisa científica durante o ano de 2024.

“Estamos muito felizes pela conquista dos nossos alunos que se dedicaram e mostraram o quanto nossa educação tem evoluído em Sorriso. Fizemos uma força tarefa para essa grande conquista e o resultado não podia ser outro. Parabéns aos nossos alunos!”, disse a professora Janaína Alves.

Janaína, destaca que outra participação neste resultado foi a da coordenadora Eliane Gaieski e da diretora Marizane Brunetto, que acompanharam os alunos durante a preparação e aperfeiçoamento de leitura, na produção de textos, nas pesquisas da internet e nas aulas de programação.

“Acreditamos que a educação transforma realidades, e a iniciação científica abre caminhos para estas conquistas. Este é um projeto de cunho interdisciplinar que contou com a participação de vários profissionais do nosso âmbito escolar”, destacou Eliane Gaieski.

A premiação torna o Centro Municipal de Educação Básica de Sorriso a primeira instituição pública municipal de Mato Grosso a conquistar este título.

“Iniciamos o projeto piloto de Robótica na Escola São Domingos em 2021 e de lá para cá ampliamos o programa para mais seis unidades escolares. Grandes avanços já podem ser observados na aprendizagem dos nossos alunos, tanto na leitura como na escrita. Nos orgulhamos muito pelo reconhecimento e conquistas alcançadas, fruto de investimento do Município em tecnologias nas unidades escolares e da dedicação e estudo por parte dos alunos e professores”, pontua a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

A Mostra Nacional de Robótica (MNR), é um dos subeventos promovidos dentro do ‘Robótica’ que reúne alunos de instituições de todos os estados do Brasil e de outros países. A iniciativa visa estimular o estudo e a pesquisa nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial (IA).

Assessoria