Educação

"Não é momento de volta às aulas", diz secretária de Educação de Mato Grosso

A secretária de Educação de Mato Grosso, Marioneide Kliemaschewsk, descartou o retorno às aulas presenciais no Estado em breve. Ela avaliou que ainda não é o momento apropriado para a retomada, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Mato Grosso suspendeu as aulas presenciais desde o dia 23 de março para evitar a propagação do novo vírus. “No Brasil, nós temos cinco Estados que estão discutindo, como é o exemplo do Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, que inclusive já tiveram algumas expectativas de retomar as aulas e os próprios pais acreditam que não é o momento. Este também é o nosso modo de ver, de que não é o momento”, afirmou em conversa com a imprensa.

A secretária reforçou, ainda, que a discussão de volta às aulas presenciais só será feita a partir do aval da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da equipe técnica do Governo.

De acordo com Marioneide, é necessário colocar a saúde dos estudantes em primeiro lugar, pois crianças tem mais dificuldade em lidar com uso de máscaras e outros equipamentos de proteção.

“É preciso ter muito zelo e muito cuidado, porque são vidas de crianças. Para nós adultos já é difícil o manuseio e manutenção de máscaras e EPIs, imagina para uma criança. É preciso, primeiro, pensar na preservação de vidas para depois pensar em retomada de aulas”, disse.

Enquanto isso, as escolas mantém as aulas por meio de Ensino à Distância (EaD) em diversas ferramentas online.

Até essa terça-feira (1º), Mato Grosso havia registrado 93.929 casos e 2.837 mortes por Covid-19.

Texto: Bianca Fujimori/Mídia News