Polícia

Sorriso: Polícia Civil e NIF apreendem 17 pássaros silvestres em cativeiro

Foto: Portal Sorriso

Policiais civis e Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso apreenderam 17 pássaros silvestres, de diversas espécies, que eram mantidos em cativeiro, sem autorização do Ibama, em um imóvel nas proximidades do bairro São Domingos.  

Os pássaros da fauna silvestre nativa foram apreendidos e recolhidos. Eles serão destinados para um local autorizado, "que tenha condições de readaptá-los" para que possam ser reintroduzidos em seus habitats. 

Ao ser detido, o homem disse que comprava os animais para mantê-los em cativeiro e até para vendê-los. "Na diligência, constatou-se diversos pássaros enjaulados. Ele responderá pelo crime de cativeiro, pena de 3 meses a 1 ano para quem tem animais em cativeiro. Ele disse que tentou regularizar essa situação por ser amante de pássaros, é um hobby dele. Todavia, ele não procurou os órgãos determinados pela lei e fazia a guarda de forma ilegal", disse o delegado José Getúlio Daniel. 

O delegado frisa que as pessoas interessadas em manter animais silvestres em suas residências devem procurar os órgãos responsáveis e pedir a autorização. 

O homem foi detido e liberado pela manhã após o Termo circunstanciado de ocorrência (TCO). "Ele foi liberado, mas responderá pelo crime".  

Texto: Redação Portal Sorriso