Educação

Sorriso será sede de Atesto para Libras nesta quarta-feira (9)

Foto: Portal Sorriso

Pela primeira vez, pessoas em busca de um atestado para validação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão passar pela prova em Sorriso. O Atesto, voltado para pessoas que dominam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas não possuem um certificado emitido por um órgão especializado, será promovido na quarta-feira (9), graças a uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A prova será realizada no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), que funciona no prédio da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, a partir das 13 horas.  Ao todo, 24 pessoas, que já se inscreveram para o Atesto, devem passar pela avaliação. A prova seria realizada em abril, mas acabou transferida por conta da pandemia do novo coronavírus.

Conforme as regras, o candidato deve ter concluído o ensino médio, ter idade mínima de 18 anos completos, além de certificações de cursos em libras de no mínimo 200 horas de carga horária. A prova prática será realizada em duas etapas: na primeira o candidato fará a interpretação simultânea da Língua Portuguesa para a Libras com base no texto disponibilizado no site do Casies (www.casies.com.br). Na segunda etapa, o candidato atuará na tradução em Libras para a Língua Portuguesa.   Será considerado apto o candidato que obtiver a pontuação final igual ou superior a 7,0.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom